Regras de boa convivência em condomínios: Fique por dentro!

22/06/2018 Tira Dúvidas

Capa do artigo: Regras de boa convivência em condomínios: Fique por dentro!


Quem escolhe morar em um condomínio fechado deve considerar não somente o conforto e facilidades que esse modelo oferece, mas estar ciente também das regras que administram todo o espaço residencial.


Um dos desafios de viver em um condomínio é saber lidar com os demais cidadãos que estão próximos de você. Por isso, o princípio do respeito mútuo e a busca do bem-estar coletivo é algo básico que deve ser seguido por todos quando há um espaço compartilhado por diversos tipos de famílias e pessoas. Se cada um colaborar fazendo a sua parte e seguindo as regras do condomínio, a convivência entre os moradores tende a fluir de forma leve e agradável.





Regras de boa convivência em condomínios



Imagem


Cada condomínio tem as suas próprias diretrizes e formas de administração interna. Porém, há algumas normas básicas que são consideradas por muitos empreendimentos que você deve conhecer antes de comprar o seu imóvel em um condomínio. Confira abaixo:



-  Todos são responsáveis pela segurança do condomínio

Todos as pessoas que forem visitar, fazer uma entrega ou realizar algum tipo de serviço nas instalações internas do condomínio devem estar autorizadas a entrar. Ao facilitar que pessoas desconhecidas entrem nesse espaço você estará comprometendo a segurança de todos.


-  Respeite as normas de silêncio

Não faça barulho após o horário estabelecido.  Mesmo durante o horário permitido, tenha o bom senso. Coloque-se no lugar de seu vizinho e evite incomodá-lo com barulhos ou ruídos altos.


- O elevador não é só seu

Não segure o elevador em seu andar ou o monopolize.

Eduque os seus filhos para que eles respeitem as regras também e não brinquem neste espaço.

Em muitos condomínios compras de supermercado, caixas, mudanças e até mesmo animais devem ser transportados no elevador de serviço.


Leia também:

Qual é a diferença entre condomínio e loteamento fechado?

Por que imóvel de alto padrão é tendência no mercado atual?

5 motivos para morar em um condomínio


-  Dê olho nos pequenos

Crianças com menos de oito anos não devem circular pelo condomínio desacompanhadas, principalmente em áreas com piscina.


-  A piscina também não é só sua

Tome uma ducha antes de entrar na piscina

Não utilize aparelhos de som no local. Tenha sempre um fone em mãos.


- Mantenha o ambiente sempre limpo

A regra vale para todas as dependências do condomínio.

Bitucas de cigarros ou qualquer tipo de lixo.

Caso o seu animal faça alguma sujeira, o responsável deve limpar o local imediatamente.

Armazene corretamente o seu lixo para que não vase.


- Atenção à obras e reformas

Antes de começar qualquer tipo de reparo, consulte o síndico ou o responsável do empreendimento e informe-o sobre o que feito, horários e movimentação de prestadores de serviços. Vale também comunicar aos seus vizinhos, você não tem obrigação mas é um gesto de consideração.


- Respeite o espaço do outro na garagem

Ao estacionar, confira se o seu veículo está estacionado da maneira correta na vaga, respeitando os limites das faixas.

Dentro da garagem, a preferência é sempre de quem chega.

Use luzes baixa e não buzine

Devolva o carrinho de compras ao lugar correto

Se esbarrar ou bater em um outro veículo deixe um bilhete se identificando.


- Participe das reuniões

Sempre que possível participe. É bem mais fácil para entender e expor suas dúvidas e opiniões com o síndico e demais moradores. Porém, mesmo aquele que não pôde estar presente deve estar a par das regras de condomínio acordadas.


Em um condomínio, todos têm direitos e deveres. Saber ouvir e conversar é fundamental para uma boa convivência.


E aí, quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a Rezende Imóveis e fale com um de nossos consultores imobiliários.


Four Seasons Residence: Viva todas as estações

O mais novo lançamento da Rezende Imóveis em Juiz de Fora, o Four Seasons Residence é o condomínio clube mais completo da cidade que reúne conforto, sofisticação e qualidade de vida. Inspirado nas estações do ano, o Four Seasons Residence é um empreendimento único, localizado no bairro Granbery, que possui amplos apartamentos com 4 suítes (cobertura triplex com 5 suítes), 3 ou 4 vagas na garagem, área de lazer completa para famílias que gostam de viver intensamente todas as fases da vida.




Imagem


Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um de nossos consultores pelos seguintes contatos:  32 98826-1010 ( WhatsApp) 32 3212-8137, [email protected]