Alugar ou financiar um imóvel: qual a melhor opção?

13/04/2018 Tira Dúvidas

Capa do artigo: Alugar ou financiar um imóvel: qual a melhor opção?

As  condições favoráveis em que o mercado imobiliário se encontra atualmente em nosso país tem levado muitas pessoas a repensarem a possibilidade de finalmente conquistar o sonho da casa própria. Porém, a opção de alugar um imóvel ainda é considerada por muitas pessoas quando pensam em um novo local para morar. Não existe uma resposta pronta para esse tipo de questão, pois os perfis, objetivos e realidade de cada um é muito específica, porém, com as informações que separamos no post de hoje você poderá refletir melhor o que será melhor para você.


Leia ainda:


Por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis?

Conheça os benefícios de comprar um imóvel na crise

Imóvel usado, vale à pena?


A queda dos preços do imóveis, dos juros e a liberação de crédito mais barato são alguns dos fatores propícios para o financiamento de imóveis. Ao mesmo tempo, muitas pessoas ainda se sentem inseguras em fazer altos investimentos neste momento e optam pelo aluguel de um apartamento, por exemplo. É importante avaliar o momento que em você vive hoje e idealizar onde vai ( ou quer) estar nos próximos anos.


Está solteiro / casado - No início da carreira - Emprego estabilizado

Planos para ser transferido para outra cidade

Quer estudar fora - Vai prestar concurso  - Tem ou não filhos



Desta forma, considera-se o seguinte:


Vale optar pelo financiamento de um imóvel quando:


- O seu orçamento financeiro está preparado para suportar as futuras parcelas deste financiamento sem comprometer as suas despesas básicas, como educação, saúde e  alimentação. Veja algumas dicas de como financiar um imóvel.

-  O comprador busca mais liberdade para ter um lugar para morar do seu jeito. Mediante a aprovação do crédito para o seu financiamento, você pode optar pela aquisição de um imóvel já construído, na planta ou até mesmo usar esse crédito para construir a casa do jeito que deseja.  

- Você deseja ter um patrimônio futuro. Se em algum momento você precisar vender o seu imóvel, é, na maioria das vezes certo de que você irá fazer uma venda mais  lucrativa e vantajosa se comparado ao preço que ele foi adquirido por você. O mercado hoje oferece ótimos preços para quem quer comprar um imóvel.



Financiar um imóvel é uma ótima opção para quem pretende constituir uma família, já tem uma estabilidade financeira ou apenas quer um lugar propriamente seu.


Vale optar pelo aluguel de um imóvel quando:

- O seu objetivo é residir neste local por no máximo cinco anos.

- Você não tem (ainda) o valor mínimo para investir na entrada de um financiamento imobiliário.

- Não tem estabilidade financeira. Com um aluguel você corre menos riscos de sofrer com imprevistos, como a perda de um emprego ou diminuição da sua renda.

- Você deseja comprar uma casa própria. Aproveite que a despesa da mensalidade de uma aluguel é menor e junte um montante para que, em um futuro próximo, você tenha condições de pagar a entrada de um financiamento imobiliário.


Alugar um imóvel pode ser mais vantajoso para pessoas solteiras ou casais indecisos quanto ao futuro, ainda querem conhecer mais lugares para não ter arrependimentos futuros.

 

Conseguiu visualizar qual é a melhor opção de negócio para você?  Consulte um de nossos corretores e tire suas dúvidas sobre o mercado imobiliário. Aproveite as condições favoráveis para a compra de imóveis agora! Se deixar para mais tarde, pode ser que você perca uma grande oportunidade de mercado. A Rezende Imóveis oferece toda atenção e uma equipe qualificada para que sua negociação seja um sucesso!