5 dicas de decoração para pessoas alérgicas

06/10/2017 Sustentabilidade/Saúde e Bem-Estar

Capa do artigo: 5 dicas de decoração para pessoas alérgicas

Nariz entupido, espirros constantes, desconforto constante. Uma casa pode se tornar um campo de batalha para que tem alergia, principalmente durante o inverno. Evitar o acúmulo de ácaros e a limpeza completa e constante não são sinônimo de uma casa sem decorações! Foi pensando nisso que a gente separou 5 dicas de decoração para pessoas alérgicas:


  1. Pessoas alérgicas podem ter tapetes!


Evitar tapetes e carpetes é uma dica antiga e sempre seguida muito à risca. No entanto, hoje o mercado oferece opções alternativas para quem não quer deixar a peça de fora de sua casa. Os tapetes antialérgicos são feitos de um material emborrachado, que, ao contrário do tecido, é mais fácil de limpar e não acumula poeira e ácaros. Outra opção são os tapetes ecológicos, feitos de material reciclado, como garrafas PET.


  1. Tenha as cortinas certas!


Itens decorativos de tecido são os grandes inimigos dos alérgicos! Evite cortinas e persianas com material muito pesado para evitar o acúmulo de poeira, assim como os tapetes na dica anterior. A melhor opção são as persianas de alumínio, que são fáceis de limpar.

Imagem


  1. Prefira texturas lisas


Estenda essa preferência por texturas lisas para todos os aspectos da decoração! Nos sofás e almofadas, o couro sempre é a melhor pedida para as pessoas alérgicas! Outras opções são materiais de fibras ou tecidos sintéticos. No piso, considere cerâmica e laminados até para os quartos. Eles facilitam a limpeza e são menos agressivos para as alergias.


  1. Cuidado com os pequenos objetos


Use e abuse da decoração, mas tenha cuidado na hora de escolher e posicionar os objetos. Antes de tudo, escolha aqueles que não tenham muitas aberturas para evitar que acumulem poeira e ácaros. Posicione eles de maneira que não atrapalhem a circulação do ar dentro do cômodo. Isso facilita até na hora da limpeza.


  1. Faça uma limpeza diferenciada

O quarto de dormir é o ambiente que mais precisa de atenção! É nele que você passar grande parte do dia e, se ele não for propício, a alergia vai transformar as noites de sono em pesadelos. Fique também atento ao mofo! No banheiro, principalmente, sempre elimine com água sanitária.


Lembre-se sempre que perfume não é sinônimo de limpeza. Alguns produtos químicos podem trazer cheiros que, apesar de agradáveis, podem ser um transtorno para as pessoas alérgicas. Além disso, esqueça vassouras e espanadores. A melhor maneira de limpar é utilizando um aspirador de pó ou um pano úmido.