Terreno ou imóvel: em qual devo investir?

22/10/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Terreno ou imóvel: em qual devo investir?

Adquirir um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, porém, diante de uma oportunidade muitos têm dúvida no que fazer: comprar uma casa ou apartamento pronto ou um terreno para construir do meu jeito?


Em ambas as situações é possível fazer um bom negócio. Basta porém considerar o quanto você tem para investir e o tempo disponível. Confira abaixo quando vale à pena comprar um terreno ou um imóvel.


As vantagens e desvantagens de se investir em um terreno

Assim como uma casa ou um apartamento, o terreno é um bem que pode lhe render bons lucros ao longo do tempo, principalmente ao vendê-lo por um valor bem maior do adquirido. Vale deixarmos claro a definição certa do que é um terreno: pedaço de terra destinado para algum tipo construção. O proprietário que adquire um terreno pode fazer um loteamento, ou seja, dividir o espaço em várias partes, geralmente do mesmo tamanho e vendê-los separadamente para outras pessoas construírem ali. Saiba 5 dicas para você comprar um lote.


Quem opta por construir no local tem a oportunidade de projetar a casa conforme as suas necessidades e o seu gosto, diferente de quem compra uma casa pronta, em que, muitas vezes o novo proprietário troca os acabamentos, como piso e azulejos ou realiza pequenas reformas. Lembrando que para construir em qualquer lugar é preciso ter um documento de autorização da prefeitura.


Embora leve mais tempo para ficar pronto, uma obra bem planejada e bem feita pode oferecer custos menores do que um financiamento, por exemplo. Da mesma forma que se você não souber administrar os seus orçamentos e contratar um serviço ineficiente, a sua construção pode se comprometer a uma série de problemas.


Leia também:

Por que você não consegue vender o seu imóvel?

6 sinais de que você precisa se mudar

Por que investir em imóveis pequenos hoje é vantajoso?


Ao se tornar proprietário de um terreno, é importante que você cuide dessa área, nivele o solo, se atente às questões ambientais para que ele se valorize mais. Ter acesso à profissionais que assinem o seu projeto de obra e acompanhe cada etapa é fundamental, principalmente com os  sistemas hidráulicos e elétricos.

As vantagens e desvantagens de se investir em um imóvel pronto


Imagem


Comprar um imóvel pronto não é um processo que acontece da noite para dia mas é muito mais rápido do que se consideramos a conclusão de uma obra. Além disso, a praticidade é uma outra vantagem a se levar em conta. Após fechar a negociação e entregar os documentos, é só pegar a chave e se mudar. É comum haver pequenos reparos para deixar a casa do seu jeito antes da mudança.


A oferta no mercado é alta e as condições estão bem favoráveis neste ano, não é muito difícil encontrar algo que lhe agrada. Existe, inclusive, uma tendência de as pessoas buscarem opções de moradia mais básicas e práticas para as suas necessidades do dia a dia.




Para quem deseja ter um imóvel pronto para morar em um curto prazo, essa é a melhor solução. Mas vale sempre ter cautela na hora de fechar um contrato e saber avaliar o seu custo benefício.


Comprar às pressas, sem um conhecimento  mínimo desse tipo de mercado pode colocar em risco o seu investimento. Para isso, a figura de um corretor imobiliário é imprescindível para que você encontre a melhor solução disponível no mercado condizentes ao seu perfil.


E aí, qual desses investimentos têm mais a ver com as suas necessidades? Não perca a oportunidade de comprar agora. Quem adquire uma casa ou um terreno hoje tem um bem que a cada dia que passa torna-se ainda mais valorizado quando bem conservado.


Na Rezende Imóveis você encontra uma equipe profissional pronta para atendê-lo e ajudá-lo a fazer o melhor negócio. Consulte agora um de nossos corretores e tire suas dúvidas.