Quem são as pessoas que investem em imóveis hoje?

18/04/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Quem são as pessoas que investem em imóveis hoje?

A busca pelo imóvel próprio tem sido a opção de muitas pessoas que, há alguns anos, não tinham em mente esse tipo de investimento no momento atual de vida. Porém o cenário vem mudando conforme o mercado oferece condições favoráveis para que mais pessoas conquistem o seu próprio imóvel. Listamos neste post os principais perfis de compradores e investidores hoje em dia.




Solteiros


Mediante ao crescente número de pessoas que atingem uma certa estabilidade financeira, inclusive jovens adultos, e que mantêm-se solteiros, a busca por imóveis mais compactos, de um quarto ou os chamados studios, apartamentos pequenos sem divisórias entre quarto, sala e cozinha) tem aumentado nas imobiliárias. O mercado de construção civil já entendeu essa demanda e cada vez mais tem lançado apartamentos com uma metragem menor nos grandes centros urbanos e em bairros bem valorizados.


Essa é uma característica da Geração Y:  jovens se preocupam mais a carreira profissional e investem no crescimento profissional do que na vida amorosa ou familiar.


Segunda pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),em 2017, houve queda de 3,7% no total de casamentos realizados em 2016 (quando foram registrados no Brasil 1.095.535 casamentos civis) em relação a 2015.



Casais sem filhos


Assim como o “grupo” dos solteiros,  muitos casais têm focado mais em suas carreiras profissionais e adiam os planos de ter filhos para mais tarde, ou mesmo optam por não tê-los. O alto custo de se criar um filho hoje em dia também contribui para essa decisão. Além disso o maior acesso à educação que as pessoas têm recebido nas últimas gerações, tendem a  formar adultos mais conscientes e certos sobre o que querem para o seu futuro. Sendo assim, ao planejar um casamento ou compartilhar o mesmo teto, muitos casais já preferem investir na compra de um imóvel próprio, mesmo que mais simples e menor, do que fazer um contrato de locação.


Casais com filhos


A tradicional família composta por dois adultos, uma criança e um animal de estimação. Esse perfil se faz sempre presente no mercado mesmo com as mudanças de comportamento da população. Geralmente são adultos recém-casados que já têm planos de aumentar a família nos próximos anos e por isso, buscam por opções de financiamento imobiliário para estabelecer um lar.


Confira também:

Por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis?

Como declarar o meu imóvel no Imposto de Renda?

Quanto vale o meu imóvel?

Pequeno investidor


Costuma ser pessoas que já tem uma residência própria e busca imóveis apenas para investir, ou seja, para comprar e alugar futuramente. Geralmente esse público não tem pressa em fechar negócio e avaliam com mais calma as melhores oportunidades para o seu investimento. É importante saber avaliar quais imóveis têm potencial para ser ainda mais valorizado no decorrer do tempo. Pelo fato de o investimento imobiliário ser um dos mais vantajosos e seguros, muitas pessoas, inclusive da classe média, têm como objetivo em algum momento da vida, adquirir um segundo imóvel para garantir uma fixa extra.


Investidor de alto padrão


É aquele que tem uma visão de negócios mais ligada ao que acontece no mercado. O investidor de alto padrão está sempre em negociação e preparado  para enfrentar os riscos derivados de um mercado com seus altos e baixos. Para ele, o imóvel precisa ser bem valorizado e atrativo, decorado de acordo com as tendências atuais, em um condomínio que proporcione lazer e segurança, geralmente situados em regiões mais nobres da cidade.


Que tipo de comprador você se enquadra? Aproveite as condições favoráveis do mercado e invista em um imóvel próprio. Consulte um de nossos corretores e tire suas dúvidas sobre o mercado imobiliário. A Rezende Imóveis oferece toda atenção e uma equipe qualificada para que sua negociação seja um sucesso!