Qual é a diferença entre kitnet, studio, flat e loft?

20/07/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Qual é a diferença entre kitnet, studio, flat e loft?

Em meio ao caos urbano, muitas pessoas estão priorizando a mobilidade do que o espaço dentro das cidades. Resultado disso é o crescimento da busca por imóveis mais compactos em um mercado que vem ampliando o seu leque de ofertas e com soluções bem criativas.


Além dos apartamentos de um quarto, as construtoras estão investindo em outros modelos de espaços que já são bem conhecidos nos grandes centros urbanos mas que, muitas vezes, as suas definições geram uma certa confusão.




Para que você fique por dentro dessa tendência, vamos esclarecer abaixo a diferença entre os principais tipo desses modelos de habitações mais compactas e modernas.


Kitnet, Studio, Loft e Flat


Imagem

Kitnet


É um tipo de imóvel já bem popular no Brasil, principalmente nas grandes cidades. O seu tamanho varia  entre 20 e 40 metros quadrados e o seu espaço se compõe por quarto, banheiro, sala e uma pequena área de cozinha ( daí a origem do nome em inglês “cozinha pequena”), integrada no estilo americano.  Comparada aos demais modelos, a kitnet tem um estrutura mais simples e por isso são mais baratas no mercado. É ideal para quem quer quer economizar e poupar tempo ( morando perto do trabalho e com poucas tarefas domésticas no dia a dia).



Studio


Os apartamentos studios vieram para substituir as kitnets. Tem em média 30m²,  um quarto delimitado por paredes e o restante dos ambientes divididos por móveis. Geralmente a cozinha americana é integrada à área social e o pé-direito costuma ser um pouco acima do padrão normal de apartamentos. São bem mais compactos que os lofts e oferecem serviços como lavanderia e cafeteria, cobrados à parte, e a infraestrutura costuma incluir algumas áreas de lazer, como piscinas, saunas, salas de ginástica, salões de jogos, entre outros.



Loft


É uma das grandes tendências hoje em dia. Os lofts surgiram nas décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos e Europa onde galpões e armazéns em antigos edifícios próximos à áreas industriais eram transformados em residências. Todo esse conceito inspira os lofts atuais que basicamente são apartamentos bem amplos, com janelões e sem paredes, com instalações aparentes e um pé-direito duplo típico de edificações usadas para estoques. A divisão dos cômodos pode ser feita apenas por móveis que complementam toda uma decoração moderna.  


Leia também:

Por que investir em imóveis pequenos hoje é vantajoso?

5 erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel

Por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis?


Flat


Também conhecido como apart-hotel, o flat se caracteriza por ter à disposição serviços como recepção, lanchonete, lavanderia, limpeza… tudo cobrado junto às taxas de condomínio.  Os flats têm os cômodos bem divididos com paredes: sala, quarto, banheiro e até cozinha e costumam ter um estilo bem moderno. É ideal para pessoas que não têm tempo para organizar a rotina da casa.



E aí, quer saber mais sobre as melhores opções de imóveis disponíveis no mercado com o seu perfil? Consulte um de nossos corretores e tire todas as suas dúvidas sobre o mercado imobiliário. A Rezende Imóveis conta com uma equipe qualificada e pronta para te atender e fazer com que a sua negociação seja um sucesso.