Por que investir em imóveis pequenos hoje é vantajoso?

13/07/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Por que investir em imóveis pequenos hoje é vantajoso?


A opção por se viver só tem sido uma tendência observada em todo o mundo.  No Brasil, só na última década o número de pessoas morando sozinhas praticamente dobrou: de 5,5 milhões para 9,9 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em países ricos essa já é uma realidade predominante no perfil habitacional. A Europa, por exemplo, é onde encontra-se o maior número de casas com apenas um só morador.


Diante a demanda do mercado atual, as construtoras têm apostado fortemente em lançar imóveis mais compactos, entre 30 m² e 60 m². Diferente de décadas passadas em que os apartamentos eram maiores, com quartos mais espaçosos, mas agora a geração é outra.


Muitas pessoas têm optado por morar sozinhas ( ou mesmo casais que estão iniciando uma vida a dois) em regiões mais centrais, próximo ao trabalho, às universidades e escolas, que, consequentemente se tornam também bem valorizadas. Por isso, uma alternativa mais prática e acessível são os apartamentos com um único dormitório.




As vantagens de investir em imóveis pequenos

Listamos abaixo algumas informações que reforçam a tendência desse modelo imobiliário no mercado urbano.



Imagem



Renda extra

Se o seu foco é buscar uma renda extra, investir nesse tipo de apartamento é uma boa ideia. A procura é alta e, certamente em pouco tempo você já terá um inquilino interessado em alugar o seu imóvel. É um tipo de negócio que nunca sai de moda. As famílias estão sendo “encurtadas” cada vez mais com o passar dos anos e essa tendência também é esperada para os próximos anos.


Baixo investimento

Podemos considerar que, logicamente, um apartamento de um dormitório tem um custo menor do que um imóvel com dois ou três quartos, seja lá qual for a região. É uma questão de cálculo do seu valor por m².


A hora de comprar é agora

Certamente você já ouviu alguém  falando, do último ano para cá, que o momento para se comprar um imóvel é agora. Pois bem, desde meados de 2017 as condições no mercado imobiliário têm favorecido bastante o lado daqueles que sempre quiseram investir mas nunca tiveram certeza de estarem fazendo um bom negócio. Portanto aproveite o momento: o preço de muitos imóveis baixaram assim como os juros e a taxa Selic que segue dentro das projeções apontadas pelos economistas, na faixa de 6,50%.

Confira mais em Por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis?



Praticidade

Mesmo que você não alugue no primeiro instante, só pelo fato de ser um espaço compacto você provavelmente não terá  muito trabalho para limpar e organizar o seu imóvel. Além disso, mesmo localizado em um bairro mais valorizado, as suas despesas (água, energia, por exemplo) também tendem a ser mais baixas ao considerarmos que uma ou duas pessoas apenas irão viver ali.

Leia também:


As vantagens de se morar na Cidade Alta em JF

Como funciona a permuta de imóveis

Conheça as vantagens de comprar um imóvel



Uma segunda opção de moradia

Para quem tem filhos ou mora com outros membros da família em uma região mais distante do trabalho, por exemplo, e fica horas preso no trânsito todos os dias para ir e vir, pode considerar a ideia de, durante a semana, morar sozinho em um apartamento próximo ao serviço de forma a facilitar toda  a logística de sua rotina, poupando tempo e dinheiro, além de o estresse do trânsito caótico.


Você sabia…


Segundo o IBGE, o grupo etário que mais passou a viver sozinha no Brasil foi aquele com pessoas de acima de 50 anos. Tal pode ser justificado por diversos fatores, entre eles o aumento da expectativa de vida e o maior grau independência que muitos idosos têm preferido cada vez mais ao optar por morar sozinhos e não com os filhos  já adultos.


Encontre o imóvel ideal para você investir na Rezende Imóveis! Nós contamos com uma equipe qualificada e pronta para te atender e fazer com que a sua negociação seja um sucesso. Não perca tempo. Consulte um de nossos corretores e tire suas dúvidas sobre o mercado imobiliário.