Por que devo investir em um imóvel sem garagem?

05/10/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Por que devo investir em um imóvel sem garagem?

Assim como os apartamentos mais compactos se tornaram tendência no mercado imobiliário atual, a ideia de buscar imóveis sem garagem segue o mesmo raciocínio. A opção pelo transporte público facilita a locomoção diária nos centros urbanos visto os caos que fica o trânsito em horários comerciais.


Os apartamentos nessas regiões centrais costumam ser mais valorizados, porém diante da alta demanda de um público (jovens, adultos e até idosos) que tem optado por morar sozinho ou no máximo a dois, as construtoras estão lançando cada vez mais imóveis de um quarto e sem a opção de garagem. Isso reduz em cerca de 20% no preço do bem.


Saiba a diferença entre kitnet, studio, flat e loft e Quem são as pessoas que investem em imóveis hoje.




Por que as pessoas têm optado por imóveis sem garagem?

O valor mais baixo não é o único fator que influencia o comprador na hora de fechar negócio. Para entender essa demanda atual, vale analisar o comportamento  e as necessidades das pessoas hoje em dia que implicam diretamente no mercado imobiliário.


- Despesas do automóvel


As pessoas têm pensado duas vezes antes de comprar um carro hoje em dia. Mesmo um usado ou seminovo, o custo para mantê-lo é alto (IPTU), fora o combustível que não está nada barato. Somado a isso tem a questão do trânsito, engarrafamentos, e falta de vagas em locais públicos que acaba gerando uma despesa com estacionamento.


- Disponibilidade de serviços de transporte por aplicativos



Imagem


A criação de aplicativos que oferecem serviços de transporte além de facilitar a locomoção de muitas pessoas mudou os seus hábitos. É bem mais prático e barato pegar um Uber, por exemplo, do que tirar o seu carro da garagem para ir a algum lugar. Aqueles que saem para beber, não tem opção melhor e mais segura. A grosso modo, esse serviço exerce o mesmo papel que o táxi, porém ele oferece tarifas mais baixas além de outras particularidades.


Se quem antes sempre quis ter um carro, hoje já pensa duas vezes antes para avaliar o seu custo-benefício.


- Locação mais rápida


O investidor pode ter um certo receio na hora de comprar um imóvel sem garagem com o objetivo de gerar renda extra. Porém, ao observar essa tendência de morar em lugares estratégicos em espaços menores, certamente não levará muito tempo para alugá-lo.


E mais, se o seu imóvel estiver realmente bem localizado as chances de desvalorização são bem baixa. O fato desse tipo de apartamento valer 20% menos por ser menor e sem vaga de garagem não significa que você está perdendo dinheiro. Se você investe em uma área mais nobre da cidade ou bem centrada, por exemplo, é possível gerar altos rendimentos também. O investidor deve definir bem qual o tipo de negócio ele está disposto a fazer.

 

Leia também:


Por que você não consegue vender o seu imóvel?

6 sinais de que você precisa se mudar

Os riscos de se comprar um imóvel direto com o proprietário

 

Quer saber mais sobre investimentos no mercado imobiliário? A Rezende Imóveis conta com uma equipe especializada e atualizada sobre o universo de compra e venda. Consulte um de nossos corretores e encontre a solução ideal para você.