Como funciona a permuta de imóveis

18/05/2018 Mercado Imobiliário/Economia

Capa do artigo: Como funciona a permuta de imóveis

A permuta tem se tornado uma boa opção para muitas pessoas que querem adquirir um novo imóvel. Porém, assim como todas as demais formas de negociação, ela deve ser feita com cautela para que ninguém saia em desvantagem. Confira neste post como funciona esse processo, quais as vantagens e cuidados a serem tomados.


O que é  uma permuta de imóveis?

Ao invés de a pessoa comprar ou vender um imóvel, ela negocia uma troca de bens ( que podem ser casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais). Estes bens não precisam, necessariamente, ter o mesmo valor. É comum que o vendedor receba uma quantia em dinheiro para complementar o pagamento, equivalente a 50% ou 60% do imóvel negociado como compensação financeira (torna).


Leia também:


Quanto vale o meu imóvel?

Qual a importância do corretor na hora de comprar um imóvel?



Como funciona?


A permuta de imóveis é considerada uma transação comercial com segurança jurídica, ou seja, também é reconhecida como um processo legal. Um acordo deve ser firmado entre ambas as partes para que se definam o valores dos bens em negociação. Nesse trâmite é estabelecido que não pode envolver quaisquer outros tipos de bens e recursos como ações, quotas ou veículos na negociação.


Desta forma, os compradores precisam avaliar de forma bem criteriosa os imóveis em si e todas as características ao redor que podem influenciar em sua valorização.  


https://goo.gl/BXc9k3

Um exemplo comum é quando a pessoa tem um terreno e deseja construir imóveis no local. Nesse caso, pode ser possível negociar a permuta com uma construtora em troca do recebimento de um ou mais apartamentos que serão construídos ali. Para quem não tem pressa, pode ser uma opção.


Que tipo de contrato oficializa o processo?


Para que você garanta a legalidade de negociação de permuta do seu imóvel é preciso fazer uma escritura pública em que nela consta a responsabilidade pelos tributos e a data da entrega dos imóveis.


Vale ressaltar de que para fazer essa escritura lhe custará entre 4% a 6% do valor bem. Não só essa como demais despesas geradas com a transação, é exigido no processo de permuta uma divisão de custos para os dois contratantes. O mesmo ocorre para o pagamento da comissão do corretor imobiliário, que irá se envolver nas visitas e avaliações de ambos os bens além de orientar uma negociação justa e vantajosa para todos os envolvidos.




 


Algumas vantagens...


- Em boa parte dos casos o comprador não precisa entrar com o seu dinheiro para adquirir o seu novo imóvel. Sendo assim, elimina-se a ideia de correr atrás de empréstimos ou financiamentos, e consequentes juros.


- O processo burocrático da permuta tende a ser mais simples do que o de compra e venda convencional.

Isenção do negócio de tributação de Imposto de Renda quando não existe nenhuma compensação financeira ( complementação pela diferença dos valores). Ou seja, os imóveis custam o mesmo valor. Sob o ponto de vista da Receita Federal, o custo de um imóvel recebido em permuta sem torna é igual ao valor declarado pelo seu antigo proprietário. Porém, se houve um adicional da compensação é exigido o pagamento de imposto de renda da parte que recebeu o valor de torna.



Mas garanta a sua segurança!

Certifique-se a regularidade de ambos os bens. Para isso, faça uma pesquisa sobre as condições do imóvel que pretende adquirir. Proponha de compartilhar um com o outro todos as certidões e documentos que comprovem a regularidade do bem. Esse processo pode demandar um tempinho a mais mas será crucial para que você não caia em uma cilada e descubra anos depois dívidas, penhoras ou ações judiciais que possam comprometer o seu negócio.



O atual cenário econômico de nosso país tem permitido uma maior flexibilização na hora de se fechar um negócio. Aproveite as oportunidades e conquiste o sonho do seu imóvel próprio. A Rezende Imóveis oferece toda a sua atenção e conta com uma equipe qualificada para que sua negociação seja um sucesso! Consulte um de nossos corretores e tire suas dúvidas sobre o mercado imobiliário.