Como decorar um apartamento pequeno

31/03/2017 Decoração e Paisagismo

Capa do artigo: Como decorar um apartamento pequeno

Charmosos e cada vez mais valorizados, os apartamentos pequenos têm caído no gosto de quem busca por praticidade. Mas isso não significa que eles não possam ser sinônimo de espaço e conforto também, já que tudo depende da forma como cada cantinho é aproveitado. Na hora de decorar, os objetivos não devem ficar por conta apenas da beleza, mas também da funcionalidade e, é claro, da sensação de bem-estar de quem viverá ali.


Portanto, se você está pensando em realizar uma mudança em seu apartamento, fique de olho nas dicas abaixo: elas podem não ampliar os metros quadrados dos seus cômodos de fato, mas têm o poder de transformá-los em ambientes muito mais aconchegantes e, acredite, espaçosos!


Truques básicos para decorar seu apartamento


O primeiro item para modificar com sucesso seu apartamento é planejar antes de executar qualquer coisa. O ideal é saber exatamente quais cômodo você deseja redecorar e o que fará em cada um deles. Mas fique atento a um passo importante: mexer em qualquer lugar, independente do tamanho, exige que você faça uma limpeza, jogue fora ou doe todos aqueles objetos que não têm serventia para a sua casa. Acredite: isso já vai ajudar - e muito - a liberar o seu espaço!


Agora sim é a hora da transformação. Comece analisando o ambiente que você quer mudar e veja se ele possui uma iluminação natural, vinda de janelas grandes que proporcionem um local mais agradável e com fácil circulação de ar. Se não for esse o seu caso e o ambiente não favorecer a luz natural, pense em outras opções que podem dar a mesma sensação, como o uso de lâmpadas em tom branco - mesmo que elas sejam mais frias, são capazes de passar uma sensação de maior espaço.


Imagem


Porém, a claridade não deve ficar por conta apenas da iluminação. Ela também depende das cores das paredes para ajudar na leveza do seu ambiente. Ao usar tons escuros, você corre o risco de deixar seu apartamento pequeno ainda mais carregado. É claro que não há a necessidade de se prender apenas ao branco, tendo a opção de investir também em outros tons claros ou até harmonizar uma parede de cor mais forte (vermelha ou laranja, por exemplo) com outras três mais claras.


Agora vem o truque mais interessante de todos: os espelhos. Seja em um conjunto ou ocupando uma parede inteira, o jogo visual criado por esses objetos dá uma sensação única de amplitude, fazendo com que o seu cômodo pareça ser maior do que realmente é. Então pode abusar dos espelhos e ver a mágica que eles farão no seu apartamento!


Imagem


Quais os móveis certos?


Seu pequeno apartamento já está pronto para começar a ser preenchido, então é hora de pensar no que ele receberá e na disposição de cada coisa. É muito importante que, neste passo, você tire as medidas do cômodo corretamente (para não comprar algo que não irá caber) e tenha em mente que não é possível investir em móveis que exijam muito espaço, como estantes. Lembre-se que o seu objetivo é otimizar o ambiente, então cada móvel deve estar de acordo com ele!


Imagem


Uma opção interessante é a aquisição de móveis sob medida, pois eles se adequam exatamente às suas necessidades e ao espaço que você deseja preencher. Aposte também em mesas, ou outros objetos, de acrílico, já que esse material é capaz de dar um ar mais clean e leve para o seu ambiente.


Decore seu apartamento de forma inteligente


Se você não tem tanto espaço para utilizar, a ideia é inovar e aproveitar o que puder. Portanto, comece a usar as paredes a seu favor: nichos e prateleiras são essenciais para guardar os seus pertences, e você pode apostar nos suportes para TV ou outros aparelhos. Também há a opção usar as portas e alguns espaços das paredes como cabideiros, por exemplo.


Imagem


Outra forma de fazer a diferença em algum cômodo menor da casa é apostando em móveis multifuncionais. Móveis que são capazes de ter mais de uma função na sua casa são os melhores amigos de quem mora em apartamentos pequenos. Por que não investir em um sofá que, em sua base, carrega também um espaço para guardar livros e outros objetos?


Por fim, o segredo da decoração para ambientes pequenos não está apenas preso aos móveis, mas também às plantas. Deixe a sustentabilidade fazer parte do seu dia a dia e dê um toque de leveza ao seu lar. As plantas não precisam, necessariamente, ocupar um espaço no chão e podem fazer parte de um belo jardim suspenso ou ajudar a compôr a decoração de uma estante, por exemplo.


Imagem


O mais importante ao começar a decorar um apartamento pequeno é pensar em seu próprio bem-estar. Nem todas as dicas acima precisam ser seguidas, mas elas podem colaborar bastante para que você se sinta confortável em um ambiente que tenha a sua cara.


Quer transformar ainda mais o seu apartamento? Veja quais são as principais tendências de decoração para 2017!