8 dicas para inovar na decoração de quartos pequenos

28/07/2017 Decoração e Paisagismo

Capa do artigo: 8 dicas para inovar na decoração de quartos pequenos

Quartos são lugares de extrema importância. São neles que você passa grande parte do seu tempo livre em sua casa, seja dormindo ou acordado, e por isso, demandam um certo nível de conforto. Com a tendência dos apartamentos pequenos, os quartos também diminuíram e acabaram não sendo mais um lugar tão acolhedor. Ainda assim, a decoração de quartos pequenos pode ser bem descomplicada. Separamos oito dicas que unem beleza e funcionalidade, para você ter um ambiente mais espaçoso e aconchegante. Confira a seguir!


  1. Pense na circulação de pessoas


Um quarto pequeno não é sinônimo de móveis pequenos. Por isso, é preciso ter cuidado. Se seu armário tomar muito espaço, sua cama vai ter que ser menor ou vice-versa. Sempre escolha a mobília de forma que 60 cm ao redor da cama estejam livres. Isso facilita tanto no movimento dos moradores, como também a limpeza.


  1. Use as paredes na decoração do quarto


Prateleiras são suas amigas na hora de decorar. Práticas e versáteis, elas armazenam seus objetos de maneira que não ocupam muito espaço. Se instaladas no lugar certo, elas ainda podem substituir um outro móvel, servindo como cabeceira ou criado-mudo. Outra opção é instalar luminárias e abajures nas paredes e no teto. O mesmo serve para televisões. Os painéis de parede que viraram febre nos últimos anos, além de darem suporte para a TV, ainda podem servir como prateleira.


Imagem


  1. Fique atento com portas e gavetas


Confira o espaço que as portas e gavetas ocupam quando estão abertas. As portas de correr podem ser uma solução mágica para esse problema, não só em móveis, como na entrada do próprio quarto. Uma ótima escolha podem ser os armários que também apresentam espelhos no seu exterior, pois eles dão a sensação de um espaço maior.


  1. Dê preferência às cores claras


As cores claras, principalmente o branco, podem ampliar visualmente o seu quarto, dando a sensação de espaços mais amplos. Elas ajudam a espalhar a luz, sendo uma ótima pedida para locais que recebem pouca iluminação natural. No entanto, não exagere! Uma decoração completamente monocromática pode ter o efeito contrário e deixar o quarto parecendo ainda mais pequeno.


  1. Combine cores e texturas diferentes


Não se engane, as cores escuras e fortes também funcionam na decoração de quartos pequenos.  Deixe a criatividade rolar! Experimente combinar diferentes tons e texturas, sempre tendo uma cor mais clara na mistura. Vale tudo, desde jogos de cama estampados até paredes com duas cores. Essa variedade quebra com a monotonia e torna o ambiente ainda mais agradável e convidativo.


Imagem


  1. Substitua seu guarda-roupas


Por ocupar muito espaço, o guarda-roupas pode ser uma das peças mais complicadas de encaixar dentro de um quarto pequeno. Considere maneiras alternativas de organizar seu vestuário, como araras multifuncionais, ganchos e nichos nas paredes. Uma prateleira atrás da porta também pode ser uma opção, já que ela fica escondida enquanto a porta estiver aberta.


  1. Escolha os móveis certos


Uma mobília baixa é uma aposta segura, já que é compacta e faz o pé direito do cômodo parecer maior. Procure móveis que, assim como as prateleiras, tenham duas funções: uma estante que também sirva de balcão ou uma cama com gavetas, por exemplo. Considere comprar móveis sob encomenda. Apesar de serem mais caros, eles apresentam grandes vantagens já que aproveitam todos os cantos do quarto de forma otimizada.


Imagem


  1. Não tenha medo de decorar!


“Menos é mais” é uma frase constante na decoração de quartos pequenos, mas não deve ser levada tão à risca. Tente acomodar objetos que não são tão funcionais, mas que deixam o ambiente aconchegante, como quadros, arranjos florais e tapetes. É a decoração que vai dar o toque pessoal que seu quarto precisa para se tornar um lugar acolhedor.


Quer tentar mais ideias? Veja como decorar um apartamento pequeno!

Procurando um novo lar? Nós podemos te ajudar! A Rezende tem o imóvel ideal pra você!