Jardim Glória: o bairro que mistura tradição e modernidade

18/08/2017 Conheça seu bairro

Capa do artigo: Jardim Glória: o bairro que mistura tradição e modernidade

O Jardim Glória é ideal para quem procura conforto e praticidade, bem próximo ao centro de Juiz de Fora. O bairro oferece uma tranquilidade incomum para a região central, sendo considerado uma das primeiras iniciativas de crescimento planejado na história da cidade.


A origem do Jardim Glória foi um terreno atrás da Igreja de Nossa Senhora da Glória, por volta da década de 1940. Os primeiros moradores se estabeleceram na parte alta da região e foram ampliando a vizinhança até chegar ao pé do Morro do Imperador. Por causa disso, o bairro possui inúmeras travessas bem cuidadas que ligam uma rua à outra, facilitando a locomoção dos moradores.

Imagem

Ligação entre a UFJF e o Centro

O bairro Jardim Glória possui uma localização estratégica. Suas principais ruas, a Dr. João Pinheiro e a Visconde de Mauá, fazem conexão entre as avenidas do Centro e a Estrada Engenheiro Gentil Forn, principal ponto de acesso à região da Cidade Alta e à Universidade Federal de Juiz de Fora.

Várias opções de lazer e serviços

O coração do Jardim Glória é a “Praça do Bar do Léo”, como é conhecida popularmente. O apelido se originou por causa do tradicional estabelecimento que funciona ali há mais de 50 anos e que se tornou parte dos fins de semana juizforanos.

Imagem

No entanto, o nome oficial da praça leva uma homenagem à uma figura influente do bairro O sambista e compositor Armando Toschi, mais conhecido como Ministrinho, se mudou para o Jardim Glória em 1951 e foi de extrema importância para o cenário cultural de Juiz de Fora. Em 1999, três anos após seu falecimento, a praça foi rebatizada em seu nome.

Além da praça, o bairro também oferece uma grande variedade de serviços que dão comodidade aos seus habitantes. Entre elas está o tradicional Esporte Clube Jardim Glória, uma iniciativa criada pelos próprios moradores da região, e o conceituado Colégio de Aplicação João XXIII, que fica na divisa com o bairro Santo Helena.


Cenário de filme

Prova de que a tradição do Jardim Glória encanta quem é o visita é o fato de que ele já apareceu até em filme! Em 2005, a Praça Armando Toschi foi escolhida como local de gravação para cenas do emocionante filme Zuzu Angel, do diretor Sérgio Rezende. A história da estilista mineira que combateu a Ditadura Militar trouxe diversos artistas conceituados para a bairro, como a atriz Patrícia Pillar, e até hoje é uma memória viva para os moradores.


Gostou do Jardim Glória  e quer explorar mais suas opções? Conheça os imóveis que estão à venda no bairro!