Quanto vale o meu imóvel?

28/03/2018 Compra de Imóveis

Capa do artigo: Quanto vale o meu imóvel?

Avaliar o valor de um imóvel envolve muitos aspectos, mas é importante ter uma noção de preço para ajudá-lo na hora de fazer alguma negociação, evita que as pessoas percam tempo e dinheiro pensando em algo que já pode ser definido antes. Separamos algumas informações neste post para que você saiba como calcular o valor de seu imóvel.


Veja também:

4 cuidados importantes na hora de comprar um imóvel

5 dúvidas frequentes sobre a compra de imóveis



Pesquise valores de imóveis parecidos

Procure o preço de imóveis similares ao seu que esteja à venda na mesma rua ou na região próxima. Vale considerar também o tamanho e a idade dos edifícios. Comparando entre 8 a 10 imóveis já é possível fazer uma estimativa. 

 

Considere a sua localização

Se o seu imóvel está próximo de centros comerciais, shoppings, parques, vias de transportes públicos (ponto de ônibus, táxi, metrô), pode considerar que você tem uma grande oportunidade de venda em suas mãos.  Estes são fatores que valorizam o imóvel visto o quanto essas facilidades atraem o comprador. Ao mesmo tempo, se você tem uma casa em um bairro nobre, porém afastado dessa parte comercial, vale destacar a região como tranquila, silenciosa, cercada de área verde (se for conveniente).

 

Seu imóvel está bem conservado?

Esse é um fator muito importante e que influencia na impressão do seu comprador logo na primeira visita. Ele precisa sentir-se seguro e ciente de que está fazendo um ótimo negócio. Se o seu imóvel precisa de uma reforma isso já causa uma certa desvalorização, por mais simples que seja. O quanto mais “perfeito” a casa ou o apartamento estiver, mais chances você tem de lucrar. Muitos aspectos podem até ser vistos como vantagens se comparado a outras opções oferecidas no mercado. Fique atento às infiltrações, mofos, fiação elétrica, portas e janelas, pintura (de preferência com tons neutros). Essa mesma ideia vale para a avaliação das instalações internas e externas de seu prédio/condomínio. Uma fachada nova e bem pintada são um importante atrativo. Leia também: Imóvel usado, vale à pena?

 

Faça uma consulta online

Alguns sites especializados fazem o cálculo de estimativas de preços para imóveis. Um exemplo é o Zap Imóveis, que criou a ferramenta Mapa de Preços para possibilitar a pesquisa por região, bairro e até rua. Dessa forma é possível consultar o valor do seu imóvel e também compará-lo com as demais propriedades localizadas ao entorno. A ferramenta é gratuita. Conforme o próprio portal ressalta, a consulta no Mapa de Preços não deve ser confundida com avaliações imobiliárias, as quais é fundamental a contratação de um corretor.

 

Quanto maior o imóvel, maior será o seu valor

Cada região do país tem um valor de metro quadrado como base de cálculo para um imóvel. Nessa lógica e considerando ainda todos esses demais aspectos citados neste post, se você tem um imóvel grande, você já pensar em “jogar” com valores mais altos pelo simples fato de sua dimensão. O número de dormitórios contribui bastante na hora de decidir o preço do seu imóvel. Lembre-se disso! Em sua pesquisa pelo Zap Imóveis é possível descobrir esse valor por m² da rua região.

 

Itens de lazer

Imóveis ou condomínios que oferecem piscina, salão de festa, salão de jogos ou mais de uma vaga de garagem, considere isso como um características influenciadoras para a compra. Certamente, são diferenciais que agregam valor ao seu imóvel.

Consulte um corretor

Se você precisa de um valor mais exato, apenas um profissional poderá te passar com precisão quanto vale o seu imóvel. Ao colocá-lo à venda em uma imobiliária, o corretor fará essa avaliação automaticamente para você. Mas se você consultá-lo diretamente sem colocar  seu imóvel à venda na imobiliária, ele irá te cobrar um valor a parte por esse serviço.

Lembre-se que você deve estar sempre aberto à negociações. Procure se informar mais sobre o mercado imobiliário e financeiro para entender melhor como esse processo opera. Colocar um preço muito baixo pode te dar prejuízo, da mesma forma que estipular um preço muito alto você pode não conseguir vendê-lo e vai acabar perdendo ótimas ofertas.  

Confira também 4 dicas para vender seu imóvel mais rápido.

 




Dúvidas? Fale com um de nossos consultores! A Rezende Imóveis oferece toda atenção e uma equipe qualificada para que sua negociação seja um sucesso!