O que mudou no financiamento de imóveis da Caixa

25/09/2017 Compra de Imóveis

Capa do artigo: O que mudou no financiamento de imóveis da Caixa

A partir desta segunda-feira (25) entram em vigor as novas regras de financiamento de imóveis usados na Caixa Econômica Federal. A instituição, que é líder nesse segmento, diminui o teto do financiamento para 50%. Ou seja, quem quiser comprar um imóvel usado agora vai ter que desembolsar metade do valor para conseguir o financiamento. As mudanças foram anunciadas pela instituição na sexta-feira (22).


Saiba mais em: Guia rápido para entender o financiamento de imóveis.


As novas regras não afetam contratos antigos ou propostas que ainda estão análise, sendo aplicadas apenas nas negociações iniciadas a partir dessa semana, e vão valer até o final do ano, possivelmente continuando em 2018. A redução vale para todas as modalidades de empréstimo que a Caixa oferece: Minha Casa Minha Vida, Sistema Brasileiro de Poupança e FGTS.


Essa é a segunda vez que a Caixa muda as regras do financiamento só esse semestre. Em agosto, ela abaixou o teto de financiamento para 60% ou 70% no caso de imóveis usados e 80% ou 90% no caso de imóveis novos. A mudança reflete uma preocupação da instituição em diminuir o ritmo dos financiamentos, que só aumentaram durante a crise. Entenda quais são os benefícios de comprar um imóvel na crise.


Além de diminuir o teto para imóveis usados, a Caixa também suspendeu o financiamento para imóveis ainda não quitados que tenham sido vendidos para terceiros com vínculo em outras instituições financeiras. Nessa transação, o banco precisa quitar a dívida de seu cliente. Com o capital limitado, a instituição está tentando estimular a compra de imóveis novos.


Saiba mais em: Dá para comprar uma casa não está quitada?


Com essa mudança, os interessados em um financiamento pela Caixa precisam se organizar ainda mais financeiramente. Nunca feche um contrato sem entender seus termos completamente! Na dúvida, procure a ajuda de um corretor de imóvel. Eles estão preparados para auxiliar os clientes em relação às negociações do financiamento com o banco.


Encontre o imóvel ideal para você e simule seu financiamento em nosso site!