Importância de morar em um lugar arejado

28/03/2019 Compra de Imóveis

Capa do artigo: Importância de morar em um lugar arejado

A maioria das regiões brasileiras sofrem com altas temperaturas, principalmente no verão. Durante as estações mais quente do ano, há um aumento no número de pessoas que buscam dicas para arejar a casa e amenizar os efeitos nada agradáveis do calor. Além de frescor, o ar em movimento traz benefícios que impactam na saúde dos proprietários e na conservação do imóvel.


Cômodos amplos, laje afastada do solo, paredes grossas, grandes aberturas e pé-direito alto são exemplos de soluções que deixam uma residência mais fresca. O problema é que nem sempre é possível alterar essas características em obras prontas, sendo assim, é importante escolher os locais onde se vai morar de aluguel ou planejar com cuidado as construções. Apartamentos, escritórios e, principalmente, casas com clima quente e úmido são ideais para a proliferação de fungos, um dos maiores vilões da saúde e das paredes, porque através do ar se espalham pelo ambiente facilitando as contaminações.


Você já percebeu que boa parte dos problemas respiratórios surgem no final do outono e início do inverno? Ao contrário do que dizem, o frio não é a principal causa dessas doenças, mas, sim, os ambientes fechados. As consequências diretas para quem passa muitas horas em locais com pouca ventilação e com cheiro de mofo é o desencadeamento de alergias, asmas, sinusite e dermatite.


Problemas relacionados com boa ventilação dos ambientes e entrada de luz, podem ser erros de execução, pois normalmente o planejamento é correto, no entanto detalhes como uma impermeabilização inadequada, por exemplo, podem desencadear os indesejáveis mofos. Ao se instalar em áreas visíveis depois de pronto, eles deixam o imóvel com uma aparência suja e descuidada.


Muitas vezes, na tentativa de evitar esse problema, o costume é fechar portas e janelas, o que na verdade, aumenta a reprodução de fungos e ácaros e contribui com a piora dos quadros virais. Além disso, ainda existem danos psicológicos que a situação pode desencadear, visto que a pessoa que passa muito tempo em um ambiente escuro, se torna mais propícia a ser triste, depressiva e, com isso, obter baixa produtividade nas atividades diárias.


Por isso, a casa ideal é aquela que tem boa ventilação e iluminação o ano inteiro. Não existe mistério, um ambiente limpo e arejado é, mais que uma necessidade, é um benefício e uma forma de prevenção para a saúde como um todo. Abra as janelas e deixe o vento entrar!