Conheça os principais custos para comprar um imóvel

26/01/2018 Compra de Imóveis

Capa do artigo: Conheça os principais custos para comprar um imóvel

Nós sabemos que o processo de compra de um imóvel pode parecer complicado e os gastos são inúmeros. Mas com organização e conhecimento, ele pode se tornar um pouco mais fácil. Após fechar o negócio, é preciso se preocupar com a documentação que certificará de que aquela propriedade passará a ser sua.

 

Leia também “4 dicas para quem vai comprar o primeiro imóvel”.

Confira nesse post, os principais custos que você terá com a documentação do imóvel, seja ele novo ou antigo, e os pontos de atenção que deverá ter ao longo da sua busca.

1. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma taxa cobrada pela prefeitura que varia de acordo com a cidade. O valor, que em Juiz de Fora corresponde a 2% do preço do imóvel, é pago pelo comprador e é recolhido em casos de transferências de propriedades, sejam elas casas, apartamentos ou terrenos.


Imagem


Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de habitação (SFH), há a possibilidade de conseguir descontos no valor do ITBI. O prazo para pagamento da taxa é estipulado de acordo com a data do contrato de compra e venda e, normalmente, o valor é pago à vista.

 

Saiba também “O que são financiamentos pelo SAC e pela Tabela Price?”

 

2. Escritura pública

Para quem vai fazer o pagamento à vista do imóvel, é importante se preocupar com a escritura pública, já que em casos de financiamento o contrato com o banco equivale a esse documento. Os valores variam por estado e são tabelados, correspondendo ao preço do imóvel. A consulta desses valores pode ser feita no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), onde são encontradas as tabelas referentes a cada estado.

Confira alguns dos valores que estão disponíveis na tabela de Minas Gerais:


Imagem


3. Registro do imóvel

O Registro do Imóvel é um documento emitido pelo cartório que comprova a quem a propriedade pertence. O valor é tabelado e sua variação também é por estado, podendo ser consultado no site do IRIB. De acordo com a tabela referente a Minas Gerais, um imóvel comprado em Juiz de Fora por R$ 200.000,00 terá o valor de registro de R$ 2.089,88. O registro do imóvel é quitado após serem feitos os pagamentos referentes à escritura e ao ITBI.

4. Reformas no imóvel

Se o imóvel for antigo, fique atento às necessidades de reforma que ele pode ter. Durante as visitações, faça uma avaliação detalhada e se certifique de que está tudo certo com sua estrutura. Caso precise de algum reparo, procure saber se o investimento vale mesmo a pena para que não tenha prejuízos no futuro.

Mesmo que em sua avaliação você não identifique a necessidade de alguma reforma, é importante deixar um valor separado para imprevistos, como problemas no sistema elétrico, pinturas descascadas ou pequenos vazamentos.

5. Custos mensais do imóvel

Ao se organizar financeiramente para comprar um imóvel, leve em consideração também os custos mensais que você passará a ter com ele, principalmente se necessitar de financiamento. Mesmo que o pagamento seja feito à vista, os gastos referentes a sua nova casa não acabam no momento em que você recebe as chaves. Inclua em suas pesquisas (e em seu planejamento) os gastos que terá com condomínio, caso essa seja sua escolha, e com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Agora que você já sabe quais custos terá com a compra do imóvel, é o momento de começar a investir no mercado imobiliário com sucesso.

Entre em nosso site e encontre o imóvel ideal para você!

Imagem

Oferecemos toda atenção e uma equipe qualificada para que sua negociação seja um sucesso!