Como escolher um imóvel entre um prédio novo e um usado

23/09/2019 Compra de Imóveis

Capa do artigo: Como escolher um imóvel entre um prédio novo e um usado

A diferença número um está no valor do imóvel. Se considerarmos a mesma localização o imóvel usado pode chegar até 15% mais barato que um imóvel novo. Os apartamentos mais novos apresentam um valor mais alto devido às novas tecnologias adotadas e também ao nível do material de acabamento. Já o apartamento mais antigo tem um valor mais acessível pelos anos de uso e também por, em algumas vezes, precisar de reparos.

O tamanho do imóvel também é outro ponto importante. Os apartamentos mais novos costumam ser menores. Em contrapartida os apartamentos mais antigos ainda seguiam uma tendência de ter mais espaço.

Um ponto que deve ser levado em consideração é o valor de revenda. Os imóveis mais novos tem valor de revenda mais interessante, mas se o usado passar por uma reforma também pode se valorizar,  por isso pode ser uma boa escolha se o caso for investimento.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de um imóvel novo e usado.

Vantagens e desvantagens de comprar imóveis antigos

 Vantagens:

·      Preço mais acessível

 

·      Localização privilegiada: construções erguidas há cerca de 30 anos geralmente se localizavam em regiões centrais.

 

·      Mais espaço físico: antigamente os apartamentos eram mais espaçosos.

 

·      Paredes mais espessas: isso evita que ruídos de outros locais incomodem os moradores. Em alguns empreendimentos mais recentes as paredes são mais fina e permitem um ruído maior.

 

 Desvantagens:

 

·      Poucos pontos de tomadas. Devido à quantidade de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, um imóvel antigo requer uma reforma nesse sentido.

·      Tubulação galvanizada: em apartamentos antigos, os tubos eram galvanizados.

 

·      Área de lazer – boa parte não tem ou são pequenas áreas de lazer.

 

Vantagens e desvantagens de comprar móveis usados novos

Vantagens:

·      Mais valorizados.

·      Tecnologias e acabamentos modernos

·      Muitas opções com área de lazer: nesse período, já se valorizava uma boa área de lazer com locais para as crianças brincarem, como piscina, parquinho, churrasqueira, entre outros. Hoje, isso é bastante exigido por quem busca um imóvel e agrega valor ao empreendimento;


Desvantagens:

·      Localização: geralmente novos empreendimentos são construídos em locais onde a cidade ainda vai crescer ou ainda valorizar;

·      Que ainda carecem de um comércio mais variado e de facilidades, como supermercados, escolas, transporte público, entre outros.

custo mais alto da taxa de condomínio: devido à manutenção da área de lazer e dos variados gastos com funcionários, entre outros fatores, a taxa de condomínio de prédios mais novos tende a ser mais alta.