Como é calculada a taxa de condomínio?

27/07/2018 Compra de Imóveis

Capa do artigo: Como é calculada a taxa de condomínio?

Na hora de procurar um imóvel, o comprador deve se informar não apenas o custo do apartamento, mas também de todas as taxas fixas que passarão a fazer parte de seu orçamento.


A taxa de condomínio é uma delas. A grande maioria das pessoas reclamam por pagar valores altos, principalmente em grandes centros urbanos, e não entendem o por quê, como esse dinheiro é aplicado, quais são as despesas, etc.



A taxa de condomínio: como funciona

Essa é uma contribuição indispensável para manter as funcionalidades do local a fim de garantir segurança e conforto a todos os residentes do prédio. A taxa de condomínio muitas vezes pesa bastante no orçamento familiar por ser uma despesa alta e que raramente terá o seu valor corrigido para menos.


Então, ao escolher um apartamento para morar, saiba que diversos aspectos podem encarecer ou não essa taxa. As despesas de um condomínio são divididas em três grupos:



Fixas ou despesas ordinárias


São aquelas que fazem parte do dia a dia do condomínio e não podem ser cortadas:

– Salários dos funcionários são responsáveis pela manutenção e limpeza do condomínio (sejam eles próprios ou terceirizados);

– Água, luz e gás das áreas comuns ou de todo o condomínio, quando não houver medidores individualizados;

– Manutenção de equipamentos – elevadores, bombas, portões etc.

– Despesas administrativas, tais como, materiais de limpeza, despesas com correios, boletos bancários e taxa da administradora.


Benfeitorias  ou despesas extraordinárias


São itens votados e aprovados em assembléia geral de condôminos, como câmeras de segurança e mobiliário para o hall.


Fundo de reserva


Além dos custos citados acima, o condomínio conta ainda com um fundo de reserva. Ele serve como um cofrinho a parte para cobrir gastos não previstos. Esse valor é calculado como um percentual do condomínio ou pode ser também um valor fixo. Geralmente fica em torno de 10% do valor total do condomínio.



Imagem


Além disso, a administradora do prédio pode cobrar judicialmente o inadimplente. Por isso, calcule bem os seus orçamentos para não passar por essas situações chatas.

 

Segundo as últimas mudanças legislativas ocorrida nos últimos meses, a primeira advertência referente aos atrasos de pagamento pode ser feita por meio dos correios. Para isso, o síndico ou os administradores do prédio podem enviar uma correspondência com aviso de recebimento (AR). Diferente de como ocorria anteriormente em que tinha havia uma obrigação de notificar pessoalmente o devedor.


Leia também:

Por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis?

Como funciona a permuta de imóveis

Por que investir em imóveis pequenos hoje é vantajoso?

 

O cálculo


- Some todas as despesas do condomínio gastas em um mês.


- Em seguida, multiplique por 12, para saber quanto você gastará em um ano.

Importante: baseie os seus cálculos já considerando um índice de inflação pois os custos sempre aumentam.


- Se já houver algum tipo de despesa extra programada para os próximos meses, como uma obra, troca de portão, acrescente ao cálculo, se possível.


- Divida esse valor total pelo número de apartamentos ou casas pertencentes ao condomínio.


- O resultado será o custo individual que cada morador irá pagar e  deve ser apresentado logo na primeira reunião do ano.

Esse é um exemplo de cálculo em que as despesas são divididas de forma igual para todos. Há condomínios que definem essa cobrança pela chamada fração ideal. Entenda melhor abaixo:

- Taxa por unidade: considera que todos devem pagar o mesmo valor, independentemente da metragem.

- Fração ideal: aqueles que moram nos maiores apartamentos, como coberturas, pagam uma quantia proporcional ao tamanho.

Por isso, é muito importante que o comprador de imóvel se informe sobre como é feita essa arrecadação da taxa de condomínio para entender melhor os valores que chegam na sua casa no fim do mês.

Tirou suas dúvidas? Consulte um de nossos corretores para saber mais sobre o processo de compra e venda de imóveis. A Rezende conta com uma equipe qualificada e pronta para te atender.