5 fatores que influenciam no preço do imóvel

21/07/2017 Compra de Imóveis

Capa do artigo: 5 fatores que influenciam no preço do imóvel

A busca pelo imóvel ideal exige pesquisa, calma e um intenso processo de comparação entre preços e benefícios. Afinal, alguns fatores são influentes na hora da precificação e é importante entender por que eles fazem com que determinadas casas ou apartamentos tenham valores mais altos em relação a outros com um padrão parecido.


Confira 5 desses fatores e saiba por que eles são tão importantes no momento de avaliação do imóvel:


1. Características do imóvel


O primeiro fator a influenciar diretamente no preço do imóvel é a estrutura. Tamanho, quantidade e distribuição dos cômodos são as características principais que refletem no valor da casa ou apartamento. Também é importante ter atenção com questões relacionadas ao estado do imóvel: ele é novo ou foi reformado recentemente? O condomínio se encontra em boas condições? A avaliação para precificar leva em consideração todos esses pontos e é interessante estar sempre atento a eles.


Imagem


2. Localização do imóvel


A estrutura do bairro conta muito para o aumento do preço do imóvel, principalmente quando as casas e apartamentos possuem fácil acesso a transporte público e estão próximos a polos de serviço e comércio. Junto às características do imóvel, esse fator é determinante para a valorização do patrimônio. Uma dica interessante é pesquisar as regiões que têm probabilidade de expansão, pois elas podem se tornar um excelente negócio para o futuro.


3. Segurança da casa ou do prédio


Apartamentos, condomínios fechados e bairros seguros são o desejo da maioria das pessoas. Portanto, quanto maior for o investimento em segurança e na infraestrutura, mais valorizado o imóvel será. Vigilância 24h, porteiros e o uso de sistemas de segurança são fatores que podem refletir tanto no preço de venda do imóvel quanto no valor pago mensalmente pelo condomínio.


4. Área de lazer do condomínio


Hoje, uma diversidade de opções é oferecida para que os moradores tenham lazer sem sair de casa e isso, é claro, acaba refletindo no preço do imóvel. Por exemplo, os condomínios costumam oferecer uma série de vantagens para seus moradores, transformando as áreas coletivas em espaços que vão além das piscinas e salões de festa. Academias, playgrounds e quadras de esportes se tornaram características comuns das novas construções que buscam fornecer mais comodidade e praticidade.


Imagem


5. Quantidade de vagas de garagem


Por razões de segurança e falta de estacionamento em alguns bairros, principalmente nos mais movimentados, as vagas de garagem se tornam extremamente importantes para quem deseja fechar negócio. Por se tratar de uma necessidade para quem tem carro, esse fator se torna determinante para muitos dos que querem comprar um imóvel e influencia no preço de acordo com a quantidade de vagas ofertadas.


O valor de um imóvel é decidido, principalmente, a partir da soma desses fatores. Portanto, ao iniciar sua busca, tenha em mente a estrutura que você procura e avalie as médias de preço nos bairros que são mais adequados aos seus objetivos. Com isso em mente, fica mais fácil se organizar financeiramente para a compra do imóvel e fechar um negócio que esteja de acordo com a sua situação.


Se já tem ideia de qual imóvel procura, entre em nosso site e pesquise as melhores opções para você!