5 dicas para quem vai comprar um lote

31/08/2018 Compra de Imóveis

Capa do artigo: 5 dicas para quem vai comprar um lote


Toda compra que envolve valores altos e que pode impactar fortemente o nosso orçamento financeiro deve ser feita com cautela. Assim como escolhemos um apartamento, devemos considerar diversos fatores antes de adquirirmos um lote.


O mercado tem demonstrado sinais de recuperação neste ano e muitas pessoas estão aproveitando para investir o seu dinheiro no setor imobiliário. Diante a boas ofertas e facilidades no pagamento, não compre por impulso. Saiba por que 2018 é o ano certo para você investir em imóveis.


5 dicas para se comprar um lote


1) Vá até o lote e conheça a região


Não feche negócio com base apenas em fotos ou desenhos. Vá pessoalmente até o local de interesse para conhecê-lo, certificar se o tamanho condiz com o que será construído, qual é a demarcação certa do lote, como é o esquema de transporte, iluminação, comércio, segurança, entre outros. Fique atento com as regiões próximas à indústrias devido à poluição, mau cheiro, barulhos, etc.


2) Entenda a topografia do terreno


Faça uma visita com um engenheiro ou um profissional para avaliar a topografia do seu lote. Um simples desnível pode gerar custos bem altos para você na hora de construir. O tipo de solo também pode influenciar bastante no seu projeto. Se ele for de má qualidade ou muito duro, pode dificultar a construção das fundações além de encarecer o seu empreendimento.


Leia também:

6 sinais de que você precisa se mudar

Os riscos de se comprar um imóvel direto com o proprietário

Como se organizar financeiramente para comprar um imóvel


3) Confira a documentação


Pesquise e tenha certeza de que o lote que será comprado pode ser realmente vendido, se está localizado em área de manancial ou área de proteção ambiental.


Veja se o loteamento está registrado de acordo com a aprovação da prefeitura, requisite a certidão de propriedade  e certifique-se de que não há qualquer restrição quanto a construção. Quem adquire algo irregular pode ter graves problemas.

Importante: o comprador deve ainda observar se o proprietário que consta no cartório é o mesmo que está vendendo o lote.



4) Conte com uma imobiliária de confiança


Antes de definir qual o lote você irá comprar, escolha uma empresa séria responsável por administrar o seu imóvel pois há muitos casos, até mesmo de estabelecimentos de grande porte, oferecerem áreas irregulares de forma má intencionada. Por isso, busque referências boas sobre os responsáveis pela área que você está interessado e pesquise também na internet.  E lembre-se: só realize o negócio com a intermediação de um corretor de imóveis devidamente inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).





5) Mantenha o pagamento sempre em dia


Se você comprar o lote a prazo planeje o seu orçamento para que as prestações sejam pagas até a data de vencimento. Ao se tornar inadimplente você pode perder vários direitos além de receber cobrança de multas e juros. Quanto ao valor, desconfie quando te fizerem uma oferta muito baixa, pois terrenos de boa qualidade não costumam estar muito abaixo do preço. Desconfie.




Terreno X Lote


Vale deixarmos esclarecidos o significado de cada um desses termos para que você saiba o qual deles irá atender às suas necessidades.


Terreno: é um pedaço de terra, urbano ou rural, reservado para construção de imóveis. Esse espaço pode ser vendido por inteiro ou dividido em várias partes, como em condomínios residenciais.

Lote: são essas divisões de terra, que costumam ser do mesmo tamanho.


Ambos costumam ser vendidos separadamente, visto que alguns proprietários se interessam em dividir grandes áreas em pequenos loteamentos para atribuir um preço por cada um, totalizando um valor que será superior a venda do local inteiro. Mas há regras que formalizam todo esse processo.


Para se fazer um negócio bom e rentável, é fundamental  entender um pouco do cenário imobiliário e de suas tendências. Nessa horas, conte com a ajuda de um corretor. A Rezende Imóveis oferece uma estrutura completa com profissionais capacitados para que você faça um ótimo negócio sem riscos de fraude. Consulte agora um de nossos corretores.