5 cuidados que você deve ter na hora da mudança

27/08/2018 Compra de Imóveis

Capa do artigo: 5 cuidados que você deve ter na hora da mudança

Comprar um imóvel é uma grande conquista e você não vê a hora de poder entrar, mudar e morar logo de vez, não é verdade? Após todo o processo de negociação e burocracia você deve ainda se atentar a alguns cuidados antes de fazer a mudança.


A expectativa é grande mas é preciso calma para se planejar e evitar dores de cabeça.


Hora da mudança: 5 cuidados que você precisa ter


Ninguém gosta de fazer mudança, dá trabalho e ainda leva dias para deixar tudo em seu devido lugar. Mas não tem como fugir dessa árdua tarefa e toda ajuda é bem-vinda nessas horas. Para te dar uma ajudinha, separamos aqui algumas informações importantes que você precisa se atentar. Veja só:





1) Quem vai fazer a mudança?


É importante que logo quando o imóvel for entregue, pensar como será feita a sua mudança. No caso de pessoas que moram sozinhas ou com pouca mobília e objetos, é possível organizar tudo e fazer o transporte por conta própria.


Porém, quando se trata de famílias ou um grupo maior de pessoas, é recomendável contratar uma transportadora para realizar a sua mudança. Fique atento ao seguinte:


- Busque referências: peça indicação a amigos e familiares de boas empresas, e pesquise na internet ou mesmo no Procon sobre possíveis reclamações.


- Leia com atenção o contrato antes de assiná-lo. Informe-se bem sobre a taxa de seguro que cobrem os danos que ocorrerem durante o serviço prestado.


- Certifique- se de que o veículo tem capacidade para levar tudo o que você precisa com segurança.


- Procure combinar o pagamento apenas ao final de todo o serviço. Ou dê apenas um sinal quando fechar o contrato e o restante após o trabalho.


2) Faça um checklist


Para que você não se perca ou não se esqueça de nada, liste as coisas mais importantes que devem ser feitas e conferidas no dia da mudança. Hora marcada, pagamentos; vaga reservada para estacionar o caminhão em frente ao imóvel, as pessoas envolvidas e suas funções,  entre outros. Vale também listar os objetos que estão sendo transportados. Ao separá-los em caixas e identificá-los, escreva as peças contidas ali dentro.


3) Verifique o horário de mudança


Informe-se sobre as regras relacionadas à mudança tanto no local que você está deixando quanto o novo para onde você está chegando. Comunique aos síndicos de ambos os prédios para deixá-lo ciente da movimentação que vai haver no dia e tome o máximo de cuidado para que os móveis ou eletrodomésticos não esbarrem pelas paredes e corredores. Amarre os fios e cabos para que não se arrastem pelo chão.


Leia também:

6 sinais de que você precisa se mudar

Os riscos de se comprar um imóvel direto com o proprietário

Qual é a diferença entre kitnet, studio, flat e loft?


4) Atenção aos objetos de valor


Carregue com você documento, joias, obras de arte e demais objetos de valor para não correr risco de sumir no meio do caminho. Isso pode causar muitos problemas entre os envolvidos e principalmente com a transportadora. Portanto, fuja desses imprevistos.


Dica: Monte uma caixa do “primeiro dia/noite” com objetos úteis e indispensáveis para você e sua família no primeiro momento: remédios, copos, talheres, pratos, toalha, alguns pertences pessoais, entre outros.


5) Esvazie o botijão de gás


Esse é um pequeno detalhe mas que pode causar muitos problemas se for esquecido. O transporte de botijão de gás cheio em carro de passeio ou veículos que não sejam destinados a esse comércio é proibido por lei devido a risco de explosão. Caso o gás seja central (geralmente em condomínios costumam ser), faça o desligamento com 24 de antecedência.

Lembre-se também de descongelar o seu freezer 24 horas antes do transporte e secá-lo bem.


E aí, pronto para se mudar? Se você ainda não encontrou o seu apartamento ideal, a Rezende Imóveis te ajuda! Consulte um de nossos corretores, eles estão por dentro das melhores ofertas do mercado para que você faça um bom negócio.